5.2.17

VILA VELHA DE RÓDÃO: Autarquia cria fundo de apoio às associações


A Câmara de Vila Velha de Ródão criou um Fundo Municipal de Apoio às Associações. Luís Pereira, presidente do Município, explica que este novo instrumento “visa apoiar as coletividades do concelho para a realização de obras de pequena dimensão, nas suas sedes, e cujos trabalhos sejam executados diretamente pelos próprios associados”.
A criação deste fundo resulta da alteração ao regulamento de Apoio ao Associativismo, tendo em conta as sugestões apresentadas, pelas associações, no último ano. A medida foi divulgada na semana passada, durante uma reunião que o presidente da Câmara manteve com as associações do concelho.
No primeiro ano desta medida será alocada uma verba no valor de 10.000 euros e as candidaturas irão decorrer, a título excecional, de 1 de fevereiro a 15 de março.
Na mesma reunião, o presidente do Município apresentou, de forma detalhada, o apoio prestado pela autarquia às associações do concelho desde o início do seu mandato, sendo que em 2013 foram efetuadas transferências correntes no valor de 194 mil 715,32 euros e em 2016, o valor transferido foi de 289 mil 218 euros, o que representa um crescimento na ordem dos 49%. Já no que respeita às transferências de capital foram atribuídos apoios no valor de 4 mil 803,71 euros em 2013, e de 10 mil 786,44 euros em 2016, registando-se um crescimento na ordem dos 125%, embora em 2014 e 2015 os valores dos apoios desta natureza tenham sido bem mais elevados (156 mil 672,50 euros, em 2014, e 75 mil 019,19 euros, em 2015).
Luís Pereira aproveitou a presença dos representantes das coletividades do concelho para lançar o desafio de se celebrar o Dia do Associativismo. Uma iniciativa que segundo o presidente da autarquia permitirá “às coletividades apresentarem as suas atividades à população e reforçar ainda mais os laços entre os elementos da comunidade”.
No entender do presidente da Câmara, as “associações têm feito um trabalho notável em prol do concelho, o qual complementa o Plano Anual de Atividades Culturais, Desportivas e Recreativas do Município”.
O autarca pretende também que o processo de atribuição de apoios por parte da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão às associações seja ainda “mais participativo”, pelo que, e em virtude da alteração ao Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, a Comissão de Análise, aos subsídios a atribuir pela autarquia, será constituída por dois técnicos da autarquia e um representante das Associações, eleito na reunião anual. Para o cargo foi eleito o Sr. Manuel Carmona, do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, cumprindo-se assim outro dos novos pressupostos do Regulamento de Apoio ao Associativismo da autarquia.