18.2.17

“Paisagens inquietantes” no Centrum Sete Sóis Sete Luas de Ponte de Sor

Mais um encontro entre culturas e diferentes artes, graças ao Festival Sete Sóis Sete Luas em Ponte de Sor. O seu Centrum vai acolher “as paisagens inquietantes” do artista espanhol Luís Ibañez (Castilla la Mancha) e os pratos da cozinha toscana do chef Christian Lupi do restaurante La Carabaccia (Casciana Terme, Italia).
 De 15 a 17 de Fevereiro, serão 2 os laboratórios com os artistas internacionais. O primeiro laboratório será da responsabilidade do pintor Luís Ibañez para os estudantes da Escola Secundária de Ponte de Sor. O pintor irá mostrar as suas técnicas e transmitir a sua filosofia sobre a arte contemporânea. O segundo laboratório será aberto a todos, com inscrição prévia e será uma ocasião única para aprender os segredos da gastronomia da Toscana com a presença do chef Christian Lupi.
Como sempre grandes experiências de intercâmbio cultural no Centrum Sete Sóis Sete Luas. Sábado 18 de Fevereiro será o dia da inauguração da exposição “Paisagens inquietantes”, titulo que é já uma premissa do que o publico poderá ver. Será uma viagem entre os pensamentos, os sentimentos e as emoções do Luís Ibañez. O mesmo artista irá acompanhar o público através das suas pinturas que revelam aspetos escuros e complicados mas também situações de beleza e de gentileza que disfarçam a realidade. Ibañez fala assim da sua exposição: “O mundo que nos rodeia é muitas vezes infestado de representações dos medos e inquietações que surgem de dentro de nós. Se nos detivermos a observá-las com atenção e se abrirmos a nossa mente, podemos vê-las.
São paisagens inquietantes que para nós se revelam como postais da solidão, da rotina e do caos da sociedade atual. Umas vezes são medos do presente, outras são fantasmas do passado. Cada uma destas obras requer que o espetador se detenha diante dela, esquecendo a imagem mais óbvia de forma a abrir caminho às sensações mais pessoais." Há uma característica, pouco comum no panorama artístico, de a obra de Ibáñez se completar com a presença do espetador; a pintura só faz sentido quando o espetador está perante esta. É aqui que o discurso artístico de Ibáñez se converte num todo, já que o espetador faz parte da “moldura” artística. Cada espetador mantém um diálogo com cada pintura, mas não de uma forma isolada. Trata-se sim de um diálogo de aprofundamento artístico que, de um modo mais transversal, surge em todos os espetadores, mas que em cada um é aprofundado de forma diferenciada.
Depois da visita desta original exposição, será possível conhecer e provar os sabores da Toscana preparados pelo chef italiano. Outra viagem, desta vez à culinária.
O chef Christian Lupi no seu restaurante propõe receitas tradicionais, mas com inovações originais. Uma mistura de sabores e ingredientes combinados com originalidade e criatividade.
Por tudo isto, sábado 18 de Fevereiro, não pode perder a inauguração às 17h no Centrum Sete Sóis Sete Luas.
A exposição “Paisajes Inquietantes” ficará patente até 25 de Março e tem entrada livre.
Centrum Sete Sóis Sete Luas
Avenida da Liberdade 64-F - 7400-218 Ponte de Sor
Entrada Livre
Patente até 25 de Março
Horario de funcionamento:
sábados e segundas: 10h-13h | 14h-18h
terça e sexta-feira: 10h-18h
encerrado: domingos e feriados
Info: tel. 242292070, mail: info@7sois.org