26.2.17

MÚSICA: Federação de Bandas promove 3º ensaio da nova orquestra distrital



A Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre realizou mais um ensaio da sua nova orquestra distrital, que pretende venha a ser um dos principais representantes culturais do distrito.
O ensaio teve lugar nas instalações da Filarmónica do Crato, local onde está sedeada esta orquestra, no dia 18 de fevereiro, sábado, de manhã. Marcaram presença 42 executantes de oito filiadas: 14 do Crato, 6 de Galveias, 5 de Ponte de Sor, 5 de Elvas, 4 de Gavião, 4 da recém entrada Euterpe, 2 de Nisa e 1 de Alegrete. Faltaram os elementos de Alegrete e Sousel e aguarda-se que mais filiadas comecem a enviar músicos.
A orquestra, dirigida pelo maestro alegretense Francisco Paixão, começa a dar sinais de que vai vingar e os seus músicos demonstram gosto pelo trabalho e pelo reportório. Ainda faltam alguns clarinetistas e percussionistas mas o projeto começa a dar sinais de ser mais uma aposta ganha pela Federação de Bandas. Este sucesso tem sido possível graças à tenacidade do maestro, da direção da Federação, do apoio da Filarmónica do Crato e da adesão dos músicos.
Do reportório constam temas como Danúbio Azul, Tanhauser, 1812, Queen, temas de Jacob de Haan ou de Sílvio Pleno, etc.
Espera-se que esta orquestra venha a contar com instrumentos de cordas e faça alguns trabalhos com grupos corais da região, entre outros.
A DIREÇÃO DA FBFDP – fev/17