29.1.17

VILA VELHA DE RÓDÃO: Autarquia lança programa inovador de arrendamento

A Câmara de Vila Velha de Ródão acaba de lançar o programa “Habitar em Ródão”, o qual tem como objetivo principal fixar pessoas no concelho garantido o arrendamento de imóveis do Município, a preços mais baixos que os praticados no mercado.
Luís Pereira, presidente da autarquia, considera que esta medida de apoio pretende “fixar novos residentes no concelho, bem como facilitar o acesso da população à habitação e responder de forma adequada aos diversos desafios, graus de autonomia e progressão dos jovens no nosso território”.
A primeira fase para atribuição de moradias teve inicio a 23 de janeiro e prolonga-se até 3 de fevereiro, tendo sido postos a a concurso três apartamentos, com tipologia T2, situados no centro da vila.
O presidente da Câmara recorda  “o crescente nível de empregabilidade que o concelho apresenta”, acrescentando que “a oferta de habitação, para arrendamento ou aquisição, se manifesta insuficiente perante a constante procura por parte de potenciais novos residentes. Nesse sentido, a autarquia entendeu que esta era a melhor forma de ajudar a suprir lacunas num parque habitacional relativamente frágil, recuperando habitações degradadas e devolvendo habitação de qualidade aos munícipes”.
De acordo com o regulamento, podem candidatar-se a este programa “todos os cidadãos, nacionais ou estrangeiros com título de residência válido e permanente em território Português, que pretendam residir no concelho e que não estejam a usufruir de qualquer apoio à habitação” e “todos os cidadãos que já residam no concelho e que pretendam mudar de habitação para melhorar as condições de habitabilidade”.
Contudo, “os candidatos ao arrendamento não podem ser proprietários de casa própria na área do município de Vila Velha de Ródão, desde que a mesma possua condições de habitabilidade. O imóvel arrendado destina-se exclusivamente a habitação permanente do arrendatário e do seu agregado familiar, não podendo subalugar total ou parcialmente ou ceder a qualquer título a habitação arrendada”, explica o regulamento.

As candidaturas podem ser feitas no Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, o qual prestará todos os esclarecimentos necessários. Também na página de Internet está disponível a informação necessária.