22.11.16

VILA VELHA DE RÓDÃO: Ricardo Gordo apresenta Mar Deserto na CACTejo

 No próximo sábado, 26 de novembro, às 21h30, sobe ao palco do auditório da Casa de Artes e Cultura do Tejo, Ricardo Gordo com a apresentação do cd MAR DESERTO.
Ricardo Gordo, natural de Portalegre, é considerado o “novo valor da guitarra portuguesa”, pelo diálogo improvável da guitarra com o rock e o heavy metal, e pelo experimentalismo do chamado fado metal. Dos blues ao jazz, swing, hip-pop, folk lusa ou música electrónica, são géneros e influências que Ricardo Gordo explora, alargando os horizontes, o ritmo e o timbre único da guitarra portuguesa para lá do fado. Instrumentista e compositor, assina, umas vezes sozinho e outras com várias mãos, todos os temas do álbum Mar Deserto, excepção feita a Terra de Pó, cuja composição pertence ao seu Mestre Custódio Castelo o qual, aliás, participa no tema que dá nome ao álbum: Mar Deserto, com quem se licenciou em Guitarra Portuguesa na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.
Este espetáculo, é de entrada livre e, apresenta Ricardo Gordo (guitarra portuguesa); Samuel Lupi (guitarra acústica); José Sales (baixo) e Paulo Martins (bateria/percussão).
Integrado no evento festival de Outono – que já contemplou a 19 de novembro a performance da pianista internacional Inês Andrade com um recital de piano assente nas obras de F. Chopin, L Janacek, L. Freitas Branco e A. Keil, o concerto do próximo sábado encerra com a atuação de Ricardo Gordo.
A autarquia de Vila Velha de Ródão, assinala a estação do ano Outono, com a realização do Festival de Outono 2016, tendo sempre como tónica a música.
Recorde-se que na edição do ano passado, o Festival de Outono encerrou, com lotação esgotada, com a realização do concerto do pianista Rui Massena, conhecida figura do panorama cultural nacional.
O Concerto de Ricardo Gordo, apresentação do cd Mar Deserto, a realizar-se a 26 de novembro, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, é de entrada livre, mas carece de reserva de lugar através de bilheteira da CACTejo ou pelo telefone 272 540 314.