13.1.16

FILARMÓNICAS: FINA E FIJUNA realizaram o 3º ensaio em Sousel



A FBFDP – Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre realizou o terceiro ensaio das suas duas bandas/orquestras juvenis na manhã do dia 9 de janeiro, domingo, em Sousel, no novo Centro Escolar. Uma vez que a adesão a este ensaio não foi a melhor, os responsáveis juntaram a FINA e a FIJUNA sendo que os músicos mais novos tiveram muito a ganhar com o reforço dos colegas mais experientes. Por outro lado, tiveram oportunidade de interpretar uma das peças do reportório da FIJUNA, o que os deixou ainda mais motivados para trabalharem e elevarem o seu nível.
O ensaio contou com a presença do 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Sousel, Comandante Almeida, grande impulsionador da futura Banda dos Bombeiros Voluntários, bem como do seu Presidente de Direção, precisamente o senhor Presidente de Câmara, o Dr. Armando Varela, mentor do projeto. Marcou também presença o senhor Vereador Emílio Sabido.
Como já foi dito, a adesão ainda não foi a mais desejada. Marcaram presença cerca de 70 músicos de 8 filiadas. Espera-se que algumas bandas resolvam os seus problemas de transportes e que outras assumam que estes projetos são vitais para que o ensaio de 31 de janeiro, em Póvoa e Meadas, seja o da revitalização das duas orquestras. Infelizmente, no regresso do último ensaio de 2015, que ocorreu no Crato a 29 de novembro, um dos veículos que transportava os músicos da Banda de Castelo de Vide (BUA) despistou-se numa curva da estrada de Flor da Rosa para Alagoa. Ainda assim, não se verificaram danos físicos – apenas arranhões, mas a viatura foi para a sucata. Apela-se a que os municípios colaborem com as Bandas para que este tipo de situações nunca mais se venha a repetir, a segurança é fundamental.
A Federação de Bandas agradece o empenho da Direção dos Bombeiros Voluntários de Sousel e ao seu município, bem como à Direção do Agrupamento de Escolas de Sousel. Para as 8 filiadas, saúda-se o seu esforço pela presença, a saber: Alter, Alpalhão, Crato, Campo Maior, Sousel, Santo Amaro, Galveias, Ponte de Sor. Este ano já participarem neste projeto as filiadas de Castelo de Vide, Alegrete e Montargil e no próximo ensaio é garantido que Póvoa e Meadas também o fará. O mesmo se espera das filiadas de Gavião, Nisa e Elvas.