21.1.16

CICLISMO: Volta a Portugal regressa ao Alentejo

Alcácer do Sal vai receber a partida da 9ª e antepenúltima etapa da 78ª Volta a Portugal em Bicicleta, que vai estar nas estradas entre os próximos dias 27 de julho e 7 de agosto, o que marca o regresso do Alentejo à maior prova velocipédica lusa, numa etapa com chegada a Setúbal.
Na história da prova, a "Capital do Pinhão" recebeu somente uma vez a prova, a partida de uma etapa em 1990, em direção a Loulé.
A revelação foi feita na manhã desta terça-feira, em Setúbal, numa conferência de imprensa onde estiveram presentes Joaquim Gomes, diretor da Volta, Vítor Proença, presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Maria de Lurdes Meira, presidente da Câmara de Setúbal, e Delmiro Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Mas a "visita" da Volta a Portugal ao Alentejo não se resume à partida de Alcácer do Sal, já que até à chegada a Setúbal, vai passar por Montemor-o-Novo e Vendas Novas.
A região não marcava presença na "Portuguesa" desde 2008, quando Beja, a 14 de agosto, foi final de etapa, ganha pelo italiano da Lampre, Danilo Napolitano. No dia seguinte, Vila Viçosa recebeu a partida da segunda etapa em linha, que teve como final Castelo Branco.
Fazendo jus ao título de "Cidade Europeia do Desporto 2016", o que não aconteceu o ano passado com Loulé, Setúbal "chamou" a Volta a Portugal à cidade do Sado e à mítica avenida Luísa Todi.
Depois de deixar o Alentejo, a etapa entra no distrito de Setúbal, por Pegões, depois os corredores sobem a Serra da Arrábida e visitam marginal setubalense, onde está instalada a meta final.
A Volta regressa a Setúbal 42 anos depois de ter recebido a partida de uma etapa da edição da "Revolução dos Cravos", que teve como final a cidade algarvia de Lagos. Era líder da prova, o também algarvio César Aires da saudosa e mítica equipa do Ginásio de Tavira.
Para recordarmos a última vez que chegou a Setúbal, teremos que recuar ao longínquo ano de 1971, quando Joaquim Agostinho venceu a etapa que teve partida em Almada. Nesse mesmo dia, houve outra etapa, com partida de Setúbal, em direção a Sines.
Setúbal recebeu pela primeira vez a volta em 1927, 1ª volta com partida de Cacilhas com vitória de Quirino Oliveira (Campo de Ourique), tendo até à data sido palco de 16 partidas e 14 chegadas.
 (Teixeira Correia, Jornal de Notícias) / http://alentejoedesporto.blogspot.pt