4.12.15

ALPALHÃO: Junta de Freguesia divulga Agenda Cultural de Dezembro

Um mês de Dezembro repleto de iniciativas culturais, recreativas, religiosas e de grande animação é o que oferece a Agenda Cultural divulgada pela Junta de Freguesia de Alpalhão.
A animação começou logo no dia 1 com a actuação da Banda da Sociedade Filarmónica Alpalhoense que evocou a Restauração da Independência Nacional em 1640, prosseguindo na 5ª feira, dia 3 com a realização do Mercado Mensal. No dia 8 haverá uma missa pelas 11 horas na Igreja Matriz evocando a Senhora da Conceição, padroeira de Portugal.
De 8 a 27 tem lugar a iniciativa "Natal Luz" com animação de ATL, actuação da Banda Filarmónica e outras actividades a merecerem honras de "programa próprio".
Nos dias 11 e 18, lugar ao poder local, com reuniões da Assembleia e da Junta de Freguesia, ambas às 21 horas, a primeira no dia 11 e a segunda a 18.
No dia 12 no Mercado realiza-se o Natal Solidário, com recolha de alimentos, vestuário e calçado, entre as 10 e as 13 horas e de tarde das 14 às 18 horas.
O dia 18 é dedicado à Festa de Natal das Crianças, organizada pelo ATL no Centro Cultural de Alpalhão.
No dia 19 de Dezembro às 17 horas na Sociedade Recreativa Alpalhoense realiza-se o Concerto de Natal com organização da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre e actuação da Filarmónica do Crato e da Sociedade Filarmónica Alpalhoense.
No dia 24 à meia-noite celebra-se a tradicional Missa do Galo e no dia seguinte pelas 11 horas também na Igreja Matriz realiza-se a Missa de Natal.
No dia 25 e como vem sendo hábito desde há anos, Alpalhão acolhe uma iniciativa que é já uma referência no distrito e na região: o Presépio Vivo.
O local escolhido foi, desta vez, a Praça de Touros, que alguns poderão considerar inadequado para manifestações deste tipo, mas perfeitamente justificado tendo em conta a (demorada) exposição ao frio dos figurantes neste importante percurso evocativo da história religiosa que culmina no nascimento de Jesus.
O Presépio Vivo terá, igualmente, um programa próprio, que divulgaremos aqui logo que dele tenhamos conhecimento.