16.10.15

NISA: Mozart e Ópera Italiana em concerto da Camerata Amicis

 No próximo domingo, dia 18 de outubro, às 16 horas, ocorre no Cine Teatro de Nisa, um espetáculo pela Camerata Amicis integrado no evento “Nisa em Música” que a Câmara Municipal de Nisa promove para assinalar os aniversários da Banda da Sociedade Musical Nisense e do Cine Teatro de Nisa.
Depois do concerto, a 11 de outubro,  pela Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal, neste segundo espetáculo do “Nisa em Música” a Camerata Amicis apresentará um repertório dedicado a Mozart e à Ópera Italiana. Sob a direção do maestro Carlos Silva, o concerto contará com a participação da Solista Soprano Bárbara Barradas.
A primeira parte do concerto integra temas de Mozart:  “Adagio e Fuga para cordas em Dó menor”, “Abertura da ópera "La Clemenza di Tito", "Ach ich fühl's" da ópera Flauta Mágica,  Sinfonia nº 40 em Sol menor -1º andamento - Allegro Molto . A segunda parte será preenchida por: Abertura "As Hébridas" - Mendelssohn; "Caro nome" da ópera Rigoletto – Verdi; Abertura "O barbeiro de Sevilha" – Rossini; "Sempre libera" da ópera La Traviata – Verdi.
A Camerata Amicis foi fundada em 2012 pela vontade de alguns jovens músicos portugueses com afirmação no panorama musical, músicos profissionais diplomados pelas mais variadas escolas superiores de música portuguesas. Surgiu acima de tudo da amizade e da vontade mútua de traduzir esses laços de união em música. 

Baseada neste princípio, esta pequena orquestra de cordas pretende ser um grande espaço de partilha de conhecimento e oportunidade entre jovens instrumentistas, compositores e maestros. A base do repertório desta orquestra atravessa toda a história da música desde Vivaldi, Mozart, Haydn, Dvorak, Tchaikovsky, Elgar entre muitos outros. No entanto, é também uma janela aberta à experimentação e inovação dando especial relevo à música dos nossos dias. Neste campo, é nossa intenção apoiar e colaborar com compositores portugueses, servindo não só de meio de divulgação do seu trabalho, como também de campo de estudo e exercício. Nesta vertente, a Camerata assume uma estreita ligação às aulas de direcção de orquestra do Maestro Jean-Sebastien Béreau, onde tem sido nos últimos meses uma peça importante na formação de novos maestros no nosso país.


A Camerata Amicis é um projecto assente em dois pilares: concertos e divulgação/difusão da música para cordas. De entre os vários concertos já realizados destacamos o concerto de apresentação no dia 15 de Novembro de 2012 onde obtivemos do público os mais rasgados elogios não só pela interpretação das obras tocadas, mas também pelo dinamismo e energia que apresentámos em palco. Destacamos também a participação nas comemorações oficiais do 1o de Dezembro em Lisboa onde primou por apresentar um programa inteiramente de música portuguesa e nas comemorações do Centenário do Concelho de Alcanena. A camerata Amicis teve também já a oportunidade de acompanhar vários solistas de renome: Pedro Saglimbeni Muñoz; Sérgio Charrinho; Marta Menezes e Ricardo Pires tendo também participado já em algumas estreias de obras de compositores portugueses entre os quais Alexandre Almeida e José Martins.
Fonte: CMNisa