6.2.13

IPCB assina protocolo de cooperação com ELCOS-Sociedade de Feridas


No dia 22 de janeiro, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, através do seu Presidente, Carlos Maia, assinou com a ELCOS-Sociedade de Feridas, representada pela sua Presidente, Kátia Furtado, um protocolo de cooperação de base técnica e científica nos domínios da Ferida Cutânea. Esta parceria visa, concretamente, “a realização de atividades conjuntas, de carácter formativo, segundo os mais modernos padrões internacionais, incluindo a promoção e/ou organização em comum, de congressos, simpósios, seminários, colóquios, reuniões ou desenvolver formação em sala, em áreas ou temas do interesse comum; apoiar e promover a realização de atividades conjuntas com vista à concretização de ações/projetos de investigação e desenvolvimento nos diversos campos de interesse; e apoiar e desenvolver a produção de documentos científicos de consenso entre as entidades.
A cerimónia decorreu durante o seminário "STOP às Úlceras por Pressão" organizado pelo IPCB/ Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) em parceria com Conselho Regional da ELCOS-Sociedade de Feridas na Beira Interior e a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB). O encontro teve por objetivos sensibilizar os profissionais de saúde para a problemática das Úlceras por Pressão, visando garantir a sua prevenção e a segurança do doente, divulgar as mais recentes diretrizes internacionais e atualizar conhecimentos de modo a garantir eficiência e eficácia no atendimento dos doentes com Úlcera por Pressão.
O programa incluiu, ainda a assinatura de protocolos de parceria da ELCOS com a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e com a Sociedade Portuguesa de Cirurgia.