26.2.18

Federação de Bandas de Portalegre reelege órgãos sociais

A Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre reuniu este domingo, 25 de fevereiro, em Portalegre, nas instalações da Sociedade Musical Euterpe. Marcaram presença 10 filiadas sendo que apenas oito estavam habilitadas a votar os vários assuntos constantes da ordem de trabalhos. Para além do Relatório de Atividades, Relatório de Contas e Plano de Atividades para 2018, os responsáveis das bandas e orquestra presentes, ainda reelegeram os corpos sociais para o triénio 2018/20. Ainda houve lugar à tomada de posse dos eleitos.
Manteve-se na Presidência da Direção o Professor Miguel Baptista, indicado pela Filarmónica do Crato, na Presidência da Assembleia-geral, o Professor Francisco Madeira, pela Banda Municipal Alterense e como Presidente do Conselho Fiscal, o senhor João Almeida, indicado pela Associação de Recreio Musical 1º de Dezembro, de Campo Maior.
Entre as principais tarefas que a Federação pretende levar a cabo este ano temos a manutenção e reforço do Projeto de colaboração com a EANA – Aperfeiçoamento Musical de Jovens, que leva vários docentes do Conservatório até às escolas de música das bandas para auxiliarem no aperfeiçoamento dos alunos e músicos das escolas de música. Outro projeto é a estreia de uma Orquestra distrital, que se encontra a ensaiar há algum tempo; a realização de dois estágios da FIJUNA – Filarmónica Juvenil do Norte Alentejano, que tem já agendado um estágio e atuação em Arronches pela Páscoa; o reforço e renovação da FISENA – Filarmónica Sénior do Norte Alentejano, que já tem alguns concertos agendados e que irá ter uma nova roupagem; a realização de encontros de instrumentistas, prevê-se encontros de flautistas e clarinetistas; o habitual festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo, que este ano deverá ser em Marvão, no verão, sendo que este é o único município onde este evento ainda não foi realizado; a Rota dos Coretos no Alto Alentejo no verão; um Encontro de Orquestras da Federação, que deverá ocorrer no Crato na véspera do 25 de abril; o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, a 1 de setembro, provavelmente em Ponte de Sor e o “Sons ao Sul”, em outubro, que se pretende venha a ser em Campo Maior. Refira-se que alguns destes eventos serão organização do Inatel com a colaboração da Federação.