26.9.17

NISA: A liberdade está a passar por aqui...

LIBERDADE
Foi em certa madrugada
De um tal mês de Abril
Que a população meio ensonada
Encheu os ares de vivas mil.

Acorda povo que és meu
Que as algemas estão quebradas
Vem ver o que aconteceu
Com as nossas forças armadas.

Despertai pró novo dia
Pois passou a noite escura:
Chegou p´ra nós a democracia
E já findou a ditadura.

Liberdade, viva a liberdade!
- Gritava-se a toda a brida;
Chegou p´ra todos a igualdade,
Que já nos foi prometida.

Treze anos já são passados
Desde que veio a liberdade.
Mas p´ra mal dos nossos pecados,
Ainda não chegou a igualdade.

Essa liberdade tão desejada
Nada nos trouxe de novo
E a igualdade veio mascarada
Só p´ra iludir o nosso povo.

Mata-se e rouba-se em pleno dia
E com toda a liberdade.
Para que serve a democracia
Num país sem autoridade?

Não há segurança nas ruas,
Que o digam os taxistas:
Essas madrugadas são já escuras,
Que só servem prós terroristas.

Ainda há fome e grandes misérias
Com os seus trajes horripilantes
Essas frases são apenas lérias,
Fazendo lembrar como era d´antes.

A liberdade que eu almejo
É bem real e vem de cima.
Traz-me do céu o seu lampejo,
Dá-me fé e me anima.

Por isso, eu serei sempre fiel
A essa liberdade tão querida
E a igualdade será como mel,
Quando por Deus for repartida.
Um nisense (1987)