7.4.17

LÍDIA PEREIRA: 50 Anos de uma notável atleta nisense

“Sou natural de Nisa e ontem fui a melhor portuguesa na maratona do Porto, tendo subido ao pódio com duas quenianas. Represento o clube Casa do Povo de Mangualde, embora residindo em Viseu. Foi um dos meus melhores feitos a nível desportivo, lamentando pois, que na terra onde nasci e onde tenho familiares ninguém saiba que foi uma atleta de Nisa a melhor Portuguesa na Maratona do Porto. Por aqui, todos estão orgulhosos deste meu feito e tenho pena que os meus conterrâneos também não o estejam, pois onde quer que eu vá e seja qual for o clube que represento, o meu coração sempre será nisense.”
Assim se nos dirigiu Lídia Pereira, há uns anos atrás, após o brilhante desempenho (a melhor portuguesa) na Maratona Internacional do Porto.
Antes, muitos anos antes, tinha iniciado uma notável carreira desportiva, em especialidades como a marcha atlética (Boavista) e depois o atletismo, coleccionando êxitos atrás de êxitos, como aconteceu há poucos dias (já perto de completar meio século de existência) ao triunfar na Maratona de Badajoz.
Lídia da Graça Santos Pereira Esteves, nasceu em Nisa, faz hoje 50 anos. Não esquece e sempre reafirmou o orgulho de ter nascido nisense e as suas raízes alentejana. É, sem sombra de dúvida, a maior atleta que nasceu na nossa terra.
Aos 50 anos, continua a conciliar o seu quadrúpulo “papel” de esposa, mãe, professora e atleta, com uma alma e vontade indomáveis que a têm guindado aos maiores pódios do atletismo nacional e internacional, principalmente na vizinha Espanha.
A Lídia faz hoje 50 anos. Lembramos a efeméride e enviamos-lhe um beijinho de Parabéns e um fraterno abraço para toda a família.
Parabéns, Lídia e que por muitos e bons anos continues a ser igual a ti própria!
Mário Mendes