22.7.16

Concerto da Orquestra Ethno Portugal no dia 29 em Alpalhão

Começa hoje em Castelo de Vide, onde decorre até ao dia 1 de Agosto, a terceira edição do Ethno Portugal 2016. Trata-se de um programa da Juventude Musicais Internacionais, organizado em Portugal pela Associação PédeXumbo.
O espetáculo resultante da residência artística Ethno Portugal será apresentado em Castelo de Vide, na Praça D. Pedro V, no dia 28 de Julho às 21:30, no dia seguinte à mesma hora no coreto em Alpalhão, e em Ponte de Sor, no Anfiteatro da Zona Ribeirinha, no dia 30 de Julho, também pelas 21:30 hrs. Finalmente a orquestra Ethno Portugal atuará no Festival Andanças, no Palco X, no dia 1 de Agosto à meia noite.
O programa Ethno é uma residência artística que acontece em diferentes países de todo o mundo e que reúne jovens músicos e bailarinos de várias nacionalidades. O objetivo é a partilha de conhecimentos, repertórios e técnicas, e a construção conjunta de uma orquestra e de um espetáculo de sonoridades que se aprendem de ouvido como forma de aprofundar o entrosamento e a capacidade de interação entre os participantes. Os 10 dias de residência serão preenchidos por oficinas de trabalho, tutoradas por mentores, durante os quais os jovens músicos e bailarinos vão partilhar e reconstruir o repertório tradicional dos países de origem, e o grupo de bailarinos irá criar uma performance que acompanhará o espetáculo.
Este ano o Ethno Portugal conta com a participação de representantes das músicas e danças tradicionais de mais de 20 nações e de 4 continentes. A Europa faz-se representar por Portugal, Espanha, Alemanha, Grécia, Bélgica, Ucrânia, Suíça, Holanda, Dinamarca, Reino Unido, Noruega, Irlanda, França, Itália, Chipre e Eslovénia; de África chegam-nos ritmos do Uganda, da Ásia as melodias do Irão e, finalmente, da América recebemos sonoridades e movimentos dos Estados Unidos, Costa Rica e Perú.