21.6.16

STAL acusa: "No Município de Nisa há assédio moral"

 "Mudanças forçadas de funções e locais de trabalho e um clima de “Assédio Moral” e “Bulling profissional” têm feito parte do dia a dia dos trabalhadores do Município de Nisa nos últimos dois anos e meio.
O STAL já em Abril de 2014 tinha denunciado esta situação. Num despacho proferido pela senhora presidente do Município de Nisa, alegadamente ilegal, assim como a deliberação da Assembleia Municipal dava conta da reafectação de uma quantidade de trabalhadores no Município mudando-os para serviços completamente fora daquilo que eram as suas funções e para as quais tinham concorrido, como por exemplo: o Fiel de Armazém reafectado em Cabouqueiro e posto lá outro trabalhador completamente aquém daquelas funções; Uma Auxiliar de Acção Educativa, posta a fazer limpeza; Uma Técnica Superior Licenciada como Assistente Social, colocada num gabinete isolada de todos os colegas sem tarefas e sem acesso a qualquer meio de comunicação; uma trabalhadora com mais de 60% de incapacidade visual e que para desempenhar as suas funções usava um sistema informático adequado, deslocada para a portaria do
pavilhão aonde circulam centenas de crianças e que só se apercebe da sua presença quando estão mesmo a uma distância muito curta; Uma trabalhadora que concorreu para a Biblioteca Municipal, posta a fazer limpeza, não aguentado a pressão acabou por se despedir;

Quanto aos restantes trabalhadores nomeadamente um que teve um acidente de trabalho na autarquia e que estava em funções adequadas à sua incapacidade, foi igualmente mudado de serviço. A somar-se a tudo isto há ainda a pressão do medo, resultante, da arrogância e prepotência da Senhora presidente Idalina Trindade.
O clima dos últimos dois anos e meio tem sido de profunda alienação profissional, com severos reflexos no bem-estar emocional e profissional dos trabalhadores.
O STAL, como Sindicato na defesa intransigente de todos os trabalhadores exorta todos os trabalhadores do Município de Nisa a combater esta e outras formas de assédio. O assédio moral e psicológico, constitui o problema laboral mais difícil de resolver.
Assim a unidade dos trabalhadores é fundamental para fazer frente a esta situação.
A denúncia pública é agora a nossa arma.
Defende o teu posto de trabalho e os teus direitos."
STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional