18.6.16

ARNEIRO: Sessão de sensibilização e debate sobre a central nuclear de Almaraz


No passado dia 5 de Junho realizou-se no Arneiro, povoação ribeirinha do concelho de Nisa, um debate, aberto a toda a população, sobre a central nuclear de Almaraz, promovido pela AZU - Associação Ambiente em Zonas Uraníferas.
Este debate teve como objectivo a sensibilização popular para os perigos ambientais e sociais decorrentes daquela central, situada a cerca de 100 km da fronteira portuguesa, cujo prazo de validade há muito expirou e que utiliza as águas do rio Tejo para a refrigeração dos seus reactores.
A iniciativa surgiu integrada na mobilização para a manifestação ocorrida em Cáceres no dia 18, teve o apoio da Junta de Freguesia de Santana e decorreu na sequência da caminhada “Que fazer por este rio” promovida pela Associação “As romãs também resistem”.
Moderou a sessão Costa Alves, desta última associação, e intervieram: Patrícia Carmona, presidente da Junta de Freguesia de Santana, Nuno Sequeira, da QUERCUS, Armindo Silveira, da PROTEJO, José Maria Moura, da AZU, Joaquim Marques, da ATAS - Associação da Terra - Associação Sociocultural de Santana, Manuela Cunha, do PEV - Partido Ecologista Os Verdes e Rodrigo Rivera, do Bloco de Esquerda.
Todas as intervenções se pautaram por grande qualidade, envolvendo um largo espectro das questões relacionadas com a central nuclear.

Seguiu-se um animado debate com a participação das pessoas presentes na sessão.