15.7.15

POSTAIS DE NISA: O Menir do Patalou

O Menir do Patalou, descoberto pelo homem que está na foto - João Francisco Lopes - vai, finalmente, ser levantado e colocado na posição onde já deveria estar, há muito.A história do menir vai acabar por ter um final feliz, apesar do  seu desenvolvimento algo atribulado. Coisa de que o menir não tem a menor culpa.
Tenho ouvido, a propósito do menir e dos trabalhos de revitalização do local, as mais díspares opiniões. Algumas, não são bem contra o Menir, mas contra o "momento", a "oportunidade", os "custos" quando tanto falta para desenvolver Nisa e o concelho.
As mesmas "vozes" de oposição que nada disseram sobre o Conhal - uma iniciativa oportuna e de grande alcance, tal como a classificação das Portas de Ródão, para a visibilidade do concelho e da Naturtejo - e outros projectos de intervenção histórica e cultural a que o Município de Nisa meteu ombros (não interessa se com uma maioria azul, vermelha ou amarela) visando, exactamente, o desenvolvimento sustentável e integrado do concelho. Um desenvolvimento que não deve passar só e exclusivamente por obras farisaicas (o território municipal já tem algumas, infelizmente) mas contemplar o todo concelhio e as potencialidades que ele pode proporcionar para a melhoria das condições de vida de quem aqui continua a viver.
O Menir do Patalou, as Antas que urge recuperar, tal como os Percursos Pedestres, o Tejo que ainda não conseguimos ou soubemos "captar" para a esfera concelhia, a gastronomia, o artesanato, numa palavra o património e a cultura são indissociáveis dessa perspectiva de desenvolvimento que defendo, mas na qual não entra as plantações indiscriminadas de eucaliptos e, muito menos, a "hipotética" exploração do urânio.
E, sobre esta questão, os munícipes e os eleitos locais têm uma importante - e decisiva - palavra a dizer.
O Menir do Patalou vai ser levantado. Passa a ser uma mais valia turística e monumental do concelho, a exemplo que já acontece com o Menir da Meada, próximo da vizinha Póvoa e Meadas.
Congratulemos-nos  com a iniciativa e com o esforço desenvolvido por quem a tornou possível.
Mário Mendes