30.6.15

Jaime Crespo encabeça lista de candidatos às Legislativas pelo Livre Tempo de Avançar em Portalegre

Jaime Crespo (Tolosa-Nisa) e Graça Felipe (Póvoa e Meadas – Castelo de Vide) serão os dois candidatos do Livre – Tempo de Avançar pelo círculo eleitoral de Portalegre às próximas eleições legislativas, na sequência dos resultados das recentes eleições primárias realizadas há uma semana. Como suplentes figuram Nuno Araujo e Joaquim Castanho.
No distrito de Portalegre participaram nestas primárias Adriano Barrias, Alexandra Ávila Trindade, Carlos A. Gomes, Cátia Gomes, Gonçalo Pardal Monteiro, Graça Felipe, Jaime Crespo, João Paulo Guimarães, Joaquim Castanho, Joaquim Miranda da Silva, Luis Barcelos, Manuel Muacho, Margarida Santos, Nuno Araújo, Paulo Fidalgo e Sofia Cordeiro.
Jaime Manuel Basso Pequito Crespo nasceu em 6/7/1963 em Tolosa – Nisa, onde fez os seus estudos primários. Frequentou depois o ciclo na Escola Professor Mendes dos Remédios em Nisa e o ensino unificado, até ao 11º ano na Escola Industrial e Comercial de Portalegre, mais tarde renomeada Escola Secundária de São Lourenço. Concluiu o curso do magistério primário em Portalegre entre 1983 e 1986. e mais tarde licencia-se em estudos portugueses, variante de ensino do português como língua estrangeira, na Universidade de Macau, Em 1997 e 1998, respetivamente, completa o curso de componente de formação em ciências da educação para os grupos 1º e 8º A de docência, obtendo em ambos a classificação final de 14 valores, na Universidade Aberta Internacional da Ásia, em Macau. Ainda em Macau, foi o vencedor do prémio literário do concurso “Macau, 1999”, atribuído pelo jornal “Ponto Final” e pela STDM. É casado e tem uma filha. exerce há 25 anos a profissão de professor do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Maria da Graça Alves Felipe nasceu em Póvoa e Meadas em 18 de Novembro de 1945.
Estudou no Liceu de Portalegre e nessa cidade concluiu o curso do Magistério Primário. Leccionou apenas 2 anos, fez um curso de documentalista e trabalhou no Centro de Documentação da EDP durante 15 anos. Foi delegada sindical do Sindicato das Industrias Eléctricas do Sul e Ilhas. Em 1982 foi com a família para Macau onde ingressou no quadro da Administração Pública do Território. Aí desempenhou vários cargos, alguns de chefia. Licenciou-se em Administração Pública pela Universidade de Macau. Voltou em 1999 e em Janeiro de 2000 foi integrada no quadro da Administração Pública. Reformada desde 2004, foi militante do PCP de 1969 a 1999.