20.5.15

NISA e GAVIÃO: Festival Alentejo Feel Nature 2015

O Portugal Walking Festival – Alentejo Feel Nature 2015 é uma das boas razões para começar a conhecer este território, pelo que o convidamos a fazer do Alto Alentejo, mais propriamente de Nisa e de Gavião, o seu destino de lazer no primeiro fim de semana de Junho de 2015.
Aceite este convite e ponha-se a andar !
Alentejo Feel Nature, claro.
Programa do Festival
Realiza-se no Alto Alentejo, nos concelhos de Nisa e Gavião, de 5 a 7 de Junho de 2015 mais uma edição do Portugal Walking Festival, a primeira no território do Alentejo. O tema é Alentejo Feel Nature e visa o início da promoção regular de grande amplitude na promoção da Rede de Percursos Pedestres do Alto Alentejo e na divulgação turística deste território através da prática de Passeios Pedestres.
Esta é uma rede de percursos pedestres da iniciativa de vários municipios, coordenada e apoiada pela CIMAA - Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, com o apoio da Iniciativa PROVERE InMotion e cofinanciamento do InAlentejo-QREN-UE Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Sexta Feira 5 Junho 2015
16:30h - Passeio Cultural Urbano em Nisa
Início no Posto de Turismo de Nisa
18:00h – Acolhimento no Posto de Turismo de Nisa
19:00h - Cerimónia de Abertura em Nisa
20:00h - Jantar em Nisa - A anunciar o local
Sábado 6 Junho 2015
Programa Portas de Rodão
09:45h - Encontro em Cemitério do Arneiro - Freguesia de Santana (Nisa)
10:00h - Saída do passeio “Subir às Portas de Rodão”
Baseado no ‘NIS PR4 Trilhos do Conhal’
17:00h - Final previsto do passeio
20:00h - Jantar de Festa em Alpalhão - Hotel Monte Filipe
Programa Rio Tejo
10:45h - Encontro em Castelo de Amieira do Tejo
11:00h - Saída do passeio “O Tejo a Seus Pés”
Baseado no ‘NIS PR1 Trilhos das Jans’

16:00h - Final previsto do passeio
20:00h - Jantar de Festa em Alpalhão - Hotel Monte Filipe
Domingo 7 Junho 2015
09:30h - Concentração na Praia do Alamal
10:00h - Saída em autocarro para Castelo de Belver
10:30h - Brinde ao Alentejo
11:00h - Saída do passeio “Belver e o Espelho do Tejo”
Baseado no ‘GAV PR1 Arribas do Tejo’
16:00h/17:00 - Final previsto do passeio
17:30h - Cerimónia de Encerramento na Praia do Alamal
Descrição das Atividades
Passeio Pedestre "Subir às Portas de Rodão"
Há maravilhas naturais que impressionam pela sua grandiosidade como é o caso das Portas de Rodão. Acidente geológico que marca de forma vincada a paisagem e condiciona o curso do Rio Tejo e toda a história desta região onde, em tempo, terminou a navegabilidade. Foi por aqui que romanos, e muitos depois deles, exploraram o ouro que o rio trazia no seu leite, aqui se controlaram as passagens de exércitos, de caravanas, de comboios e de gentes. Esta foi e sempre será a fronteira natural entre duas regiões ligadas pelo Tejo. Para lá ficam as serranias bravias do Centro, para cá desenham-se os terrenos escarpados do Alto Alentejo. Este é um território que merece ser pisado com calma, levando os silêncios e os olhares de uma terra bravia.
Passeio guiado. Siga sempre as instruções dos guias e monitores.
Percurso: Natural, rural e à beira rio, com passagens por trilhos pouco marcados e uma subida acentuada até ao ponto de vista das Portas de Ródão.
Região: Alentejo.
Local: Nisa.
Temáticas: Natureza, Geologia, Paisagem, História.
Assuntos de interesse: Ribeira de Nisa, centrais eléctricas, termas da Fadagosa de Nisa, Rio Tejo no Alentejo, Arneiro, Santana, Escarpa de falha do Ponsul, Conhal do Arneiro, Portas de Ródão, Castelo do Rei Wamba, lenda
Buraco da Faiopa.
Distância: 20Km.
Duração aproximada: 7 horas.

Desnível máximo: 300m.
Subidas: Três. Uma algo acentuada.
Dificuldade: Média(+) a Alta
Local de encontro: Parque de estacionamento do Cemitério do Arneiro (Freguesia de Santana).
Coordenadas geográficas (GPS): N39º36'28'' W07º41'450''
Acesso: De Nisa, siga a N18 em direcção a Castelo Branco. Siga sempre em frente (11km). Vire a esquerda em direcção a Arneiro / Duque / Pardo (CM527). Passe o corte para Monte do Pardo (do lado esquerdo) e 850 metros depois vire no estradão a esquerda em direcção a Velada; vire logo a direita junto a um muro branco (muro do cemitério). De Nisa até ao ponto de encontro, são 14km (20 minutos); desde o corte na N18, são 3,3km.
Onde estacionar: No parque de estacionamento em frente ao cemitério.
Observações: Não é possível fazer os seus abastecimentos no local de encontro.
Passeio Pedestre "O Tejo a Seus Pés"
No fundo de um vale esquecido há muito, guardado como se fosse um tesouro, um castelo recorda os tempos da linha de defesa do Tejo. À sua volta, Amieira testemunha a importância deste rio, quer nas suas gentes quer nas suas terras: o Tejo impôs-se como o centro de tudo o que o rodeia.
Numa das suas margens, os viajantes da linha da Beira Baixa desfilam nas carruagens, encantados com as vistas deslumbrantes. E na outra margem, do lado do Alentejo e mais perto ainda das águas do Tejo, o caminhante tem o privilégio de calcorrear um antigo muro de sirga que ficará na sua memória. As deslumbrantes vistas fazem-nos pensar em quantos outros antes de nós seguiram as mesmas vistas, as emoções, as cadências, ...
Passeio guiado. Siga sempre as instruções dos guias e monitores.
Percurso: Em meio natural e rural, por trilhos de natureza. Um troço de vários quilómetros num caminho empedrado, que pode ser escorregadio. Uma descida muito inclinada e alguns troços de alcatrão.
Região: Alentejo.
Local: Amieira do Tejo
Temáticas: Natureza, Paisagem, História e Pré-história.
Assuntos de interesse: Amieira do Tejo, Castelo, Linha de Defesa do Tejo, Ordem de Malta, Vila Flor, Barragem de Fratel, Arte rupestre, Barca da Amieira.
Distância: 15Km
Duração aproximada: 5 a 6 horas
Desnível máximo: 230m

Subidas: Várias suaves, uma longa.
Dificuldade: Média
Local de encontro: No largo em frente ao Castelo de Amieira do Tejo
Coordenadas geográficas (GPS): N39º30'494'' W07º48'950''
Acesso: Vindo do Gavião, sair pela N118 em direcção a Nisa. Seguir o IP2 em direcção a Castelo Branco e sair em direcção à Amieira do Tejo. Continuar sempre em frente até Amieira. Uma vez na povoação, seguir as indicações para o Castelo. De Lisboa, sair da A23 em direcção a Portalegre / Nisa (saída 15), continuar no IP2. Passar a barragem do Fratel e sair em direcção à Amieira do Tejo. Continuar sempre em frente até Amieira. Uma vez na povoação, seguir as indicações para o Castelo.
Onde estacionar: Não é fácil, pelo que deve chegar com tempo para encontrar lugar numa das ruas de Amieira. Há um pequeno estacionamento à entrada da povoação perto da Sociedade Recreativa e outro junto à Igreja (do lado de cima). Estacionar bem o carro de forma a não impedir a passagem.
Observações: Pode tomar café e fazer os seus abastecimentos no local de encontro. Levar um bom calçado para piso escorregadio e roupa adequada para proteger os braços e as pernas da vegetação.
Passeio Pedestre "Belver e o Espelho do Tejo"
Entre o Alentejo e as Beiras, trilhos ancestrais percorrem terras de vistas largas, de montes e vales sublinhados pelo Tejo. Aqui, o rio corre tão devagar entre as suas margens, que forma um espelho e assim realça uma paisagem cheia de encanto. Lá do seu alto, imponente e omnipresente, o castelo contempla a sua própria imagem reflectida nas águas do Tejo, nas águas deste rio que lhe deu a sua razão de ser: Belver está sempre de vigia e domina o território à sua volta. Mas aqui, é o rio que se perde na história e consegue levar o Alentejo do lado da Beira, criando um caso de transbordo geográfico pleno de vistas largas, de uma natureza pura e de costumas ancestrais bem escondidos.
Passeio guiado. Siga sempre as instruções dos guias e monitores.
Percurso: Em meio natural e rural, por trilhos de natureza. Alguns troços de asfalto.
Região: Alentejo.
Local: Belver
Temáticas: Natureza, Paisagem, História e Pré-história.
Assuntos de interesse: Rio Tejo, Linha de Defesa do Tejo, Ordens militares, Belver, Castelo, Barragem, Anta do Penedo Gordo, Termas da Fadagosa.
Distância: ~12Km
Duração aproximada: 5 a 6 horas.
Desnível máximo: 140m.

Subidas: Várias, algumas inclinadas.
Dificuldade: Média
Local de encontro: Parque de estacionamento da Praia do Alamal.
Coordenadas geográficas (GPS): N39º29'17'' W07º58'06''
Acesso: De Lisboa, sair da A23 em direcção ao Gavião / Belver (saída 13). Depois de chegar a Belver, atravessar a povoação e sair em direcção ao Gavião. Passar a ponte sobre o rio Tejo e virar logo no primeiro corte à direita (direcção Cadafaz / Alamal). Subir 1 km e virar novamente à direita na direcção do Alamal. Descer até à praia fluvial e estacionar em frente ao centro do Inatel. Do Gavião, seguir as indicações para Cadafaz / Alamal / CIL do Alamal na rotunda junto a N118, e a direcção para Mação / Belver na segunda rotunda. Continuar em frente e seguir as indicações para Alamal. Descer até à praia fluvial e estacionar
Onde estacionar: No local de encontro.
Observações: Pode não ser possível fazer os seus abastecimentos e tomar café no local. Pode tomar café em Belver ou no Gavião e fazer os seus abastecimentos no Gavião, mas faça-o com tempo. Várias passagens difíceis para pessoas sujeitas a vertigens, inclusive uma pequena ponte suspensa.