18.4.15

NISA: Assembleia Municipal discute a 27, medalhas atribuídas a 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Nisa reúne em sessão ordinária no dia 27 de Abril tendo como um dos pontos da Ordem de Trabalhos, a "Atribuição de medalhas de Mérito Municipal, no âmbito das Comemorações do 41º Aniversário do 25 de Abril", cerimónia essa, realizada dois dias antes.
Em boa verdade, não ponho em causa o mérito ou demérito dos homenageados. Tão pouco questiono o critério ou critérios de uma escolha que, a ser justa, está 40 anos atrasada no tempo.
O que estranho é o "papel" de indiferença e de subalternização de um órgão autárquico como é a Assembleia Municipal que, a meu ver, deveria ser e ter (foi assim durante muitos anos) uma acção activa e determinante em todo este processo e não, como acontece, limitar-se a dizer "Ámen" e "aprovar" uma decisão e um acto de homenagem para o qual em nada contribuiu (nem foi chamada a participar em tempo útil) como seria imperioso e desejável - no respeito, aliás, pelo próprio Regulamento de Atribuição de Medalhas Municipais - numa cerimónia que deveria ser revestida do mais alto significado e não "fruto" da decisão apressada de um reduzido grupo de pessoas.
Esta situação nem sequer me choca, atendendo ao facto de esta mesma Assembleia Municipal, nomeadamente, a sua Mesa, principal responsável, não se ter dignado colocar no site do Município de Nisa, uma única Acta das Sessões em todo o ano de 2014.
Tal atitude não é compatível, e está mesmo em oposição, com a tão divulgada transparência que o Município reclama para si.
Os munícipes têm direito a ser informados e sê-lo num tempo útil. Proceder deste modo não é apanágio de transparência democrática, tornando vazios e sem sentido os discursos produzidos no 25 de Abril.
Mário Mendes