17.2.15

NISA: Exposição fotográfica de Adalrich Malzbender

De 28 de Fevereiro a 4 de Abril estará patente ao público uma exposição fotográfica de Adalrich Malzbender.
A inauguração no dia 28 de Fevereiro será precedida de um desfile pela Praça da República do Grupo Coral "Os Amigos do Cante" de Alvito, seguido de actuação no Cine-Teatro de Nisa, local da exposição.
Adalrich Malzbender
Nasceu em Berlim, Alemanha, em 1943. É casado com um a portuguesa da região do Alentejo, sul de Portugal. Dedica-se à fotografia Preto e Branco desde 1976, revelando e ampliando filmes de 35mm e médio formato em sua casa.
A paisagem árida e luminosa do Alentejo, suas colinas sinuosas e oliveiras, cidades pequenas com ruas estreitas de paralelepípedo e casas caiadas de branco (remanescentes de 400 anos de ocupação árabe), continua a ser a maior inspiração para o seu trabalho - bem com o os Alentejanos e grupos de ciganos que habitam as margens da cidade e são tão marginalizados com o em qualquer lugar da Europa. Malzbender também manteve um a especial paixão e curiosidade pelas igrejas românicas de Portugal - frequentemente localizadas em paisagens maravilhosas - e suas esculturas simbólicas, adornadas com ornamentos graciosos bem com o demónios e feras temíveis.
Publicou dois livros "Alentejo" (1993) e "Olhares Ciganos" (1995).
Considerado um "poeta da imagem" tem mostrado os seus trabalhos fotográficos um pouco por todo o país, particularmente no sul e no Alentejo, como são exemplo as exposições "É tão grande o Alentejo", "O Alentejo não tem sombra", "A Sul" e "Cante Alentejano" exposição que será mostrada em Nisa e que constitui uma homenagem aos grupos corais alentejanos que viram reconhecido o cante como Património Imaterial da Humanidade.