11.9.14

AREZ: Exposição dos esses








Manter acesa a chama da convivência e da cultura
A ACESA – Associação da Cultura e Saberes de Arez promoveu no sábado a Exposição dos Esses – Sabores, Saberes, Sons, Saudades, Sítios – uma iniciativa que pretendeu mostrar os trabalhos dos associados, bem como todo o acervo patrimonial exposto na sede, situada na antiga escola de Arez.
Criada em 20 de Outubro de 2010, na sequência do encerramento da Escola e aproveitando o trabalho desenvolvido com o projecto de dinamização local e comunitário, a Acesa tem procurado não só preservar como reactivar algumas das tradições de Arez, muitas delas já condenadas ao desaparecimento.
A Exposição dos Esses é, também, um motivo de convívio entre os associados e amigos da associação, no qual não faltam as histórias e as cantigas, o relembrar de costumes e tradições, que representam, por vezes, o ponto de partida para outras iniciativas de animação sócio-cultural.
Rosa Metelo, presidente da Acesa e Armando Durão, vice-presidente, falam-nos com entusiasmo dos objectivos da associação e das próximas iniciativas, relevando a sua importância numa aldeia onde o envelhecimento da população é uma situação cada vez mais sentida.
“São estas associações que, com a sua acção, podem manter viva a esperança e preservar o património cultural. Este ano reeditámos, uma vez mais, a “Encomendação das Almas”, em Outubro vamos festejar o 4º aniversário e em Novembro teremos o Magusto e a Matança do Porco.
As Oficinas têm tido boa a participação dos associados dando sentido ao "S" de "Saberes". Estamos a preparar a Recriação do Presépio ao Vivo, entusiasmo não nos falta, mas necessitamos alargar o espaço na sede da associação. Em Janeiro de 2012 contactámos a Câmara e pedimos autorização para construirmos um telheiro com cerca de 40 m2. É uma obra indispensável e nem sequer pedimos apoio monetário ou em materiais. Apenas, a autorização necessária para iniciar e concretizar os trabalhos que, como referimos, são de absoluta necessidade. Aguardamos que a autarquia seja sensível aos nossos anseios e resolva, de vez, uma situação simples e que se arrasta, sem justificação”.
A Acesa quer manter viva, em Arez, a chama da convivência. Ideias, projectos e iniciativas não faltam. Haja quem lhes dê a mão!
Mário Mendes in "Alto Alentejo" -10/9/2014