12.4.14

Ricardo Mateus venceu 12º Grande Prémio de Atletismo Carlos Gradiz em Cuba

O 12.º Grande Prémio de Atletismo Carlos Gradiz, iniciativa do Município de Cuba, reuniu cerca de duas centenas e meia de atletas, de 28 clubes. Aos lugares mais apetecíveis do pódio subiram dois alentejanos.
Raquel Trabuco, do Clube Elvense de Natação, repetiu o triunfo do ano passado e acrescentou-lhe o recorde da prova, fixado agora em 10.38,8’ para este escalão (distância de 3000m), enquanto Ricardo Mateus, atleta de Nisa a correr com a camisola do Sporting, estreou-se na corrida com um triunfo e, também, batendo o recorde da distância, com o registo de 18.49,5’ (para 6000m). Uma prova dura, pelo piso empedrado e pela inclinação da parte final, comungaram os atletas que venceram esta prova que visa “promover a modalidade e homenagear o psicólogo Carlos Gradiz, ex-atleta e treinador e grande impulsionador do Atletismo em Cuba”. O patrono da prova explicou: “Na perceção das pessoas que me homenagearam acham que é justo que esse prémio seja atribuído, mas eu acho que fiz aquilo que tinha que fazer, contribuir para que a comunidade tenha mais saúde e tenha mais bem-estar, foi esse o meu contributo, terá sido em homenagem a esse meu esforço durante esses anos todos que resolveram dar o meu nome a esta prova”. E adiantou: “Estou contente e sinto uma pontinha de orgulho pela prova se manter ao longo dos tempos, também fui uma pessoa persistente, fui treinador durante cerca de vinte anos e acho que essa persistência em me atribuir este prémio, no fundo, terá o significado de que também o mereço”. O acréscimo de atletas em relação a edições anteriores também mereceu comentário: “Assistimos a um certo revigoramento do atletismo e a minha expetativa é a de que venham cada vez mais atletas”. Focado em dois episódios que obrigaram duas jovens atletas do Alturense a receber assistência paramédica, apelou “que as inspeções médicas desportivas sejam mais coerentes e mais consistentes, para não apanharmos alguns sustos que podem ocorrer em competição”. “Ficaria imensamente triste se acontecesse alguma coisa grave aqui”. Reiterando que “os clubes e sobretudo as federações devem exigir exames o mais completos possível e subsidiem essa intervenção, porque os clubes não têm meios para isso”. Carlos Gradiz revelou que se tem esforçado em convencer antigos atletas para formarem uma secção de atletismo em Cuba, considerando que “é extremamente difícil, exige grande disponibilidade das pessoas e meios financeiros para os subsidiar”. E concluiu lembrando: “Precisamos da pista de Beja remodelada e precisamos de uma pista simplificada aqui em Cuba, até vou propor que ela seja implementada no espaço do novo complexo escolar. Entreguei um projeto ao executivo autárquico anterior, julgo que o atual o pode recuperar, porque isso também é fator de motivação, se os jovens não encontrarem condições para a prática desportiva desistem”.
Resultados
Seniores Masculinos: 1.º Ricardo Mateus (Sporting).
Femininos: 1.ª Raquel Trabuco (Elvenses).
Juniores Masculinos: 1.º Mussa Djau (Beja AC).
Femininos: 1.ª Sara Inácio (JD Neves).
Juvenis Masculinos: Gonçalo Varela (Diana).
Femininos: Mariana Quaresma (Diana).
Iniciados Masculinos: João Alegria (Escola Triatlo).
Femininos: Margarida Raimundo (Elvense).
Infantis masculinos: João Eugénio (castrense).
Femininos: Patrícia Pardal (Beja AC).
Benjamins A Masculinos: Rui Tirapicos (Escola Triatlo).
Femininos: 1.ª Rosita Leandro (NARM).
Benjamins B Masculinos: 1.º Alexandre Guerreiro (Repsol/Sines).
Femininos: Raquel Conceição (Elvense).
Veteranos A: Alex Scutaru (Portorolense).
Veteranos B: Carlos Alves (Alturense).
Veteranos C: Francisco Vaz (CMPortalegre).
Veteranos A Femininos: 1.ª Verónica Scutaru (Portorolense).
Veteranos B Femininos: 1.ª Fátima Santos (Ingleses).
Veteranos C Femininos: 1.ª Ana Veríssimo (Individual).
Equipas: 1ª Beja Atlético Clube.
Texto e fotos Firmino Paixão in "Diário do Alentejo"